Arcanjo Rafael

Arcanjo Rafael

O Médico Divino e o Companheiro Jovial
Três Anjos apenas são nomeados na Bíblia: Miguel, Gabriel e também o Arcanjo Rafael, Anjo da cura, da ciência e do conhecimento. A primeira menção a Raphael surge no apócrifo Livro de Tobias, onde, disfarçado de viajante mostra a Tobias como utilizar e preparar as partes de um grande peixe de modo a libertar-se do demónio Asmodeus. De seguida, o anjo ensina Tobias a restaurar a visão do seu pai, usando a vesícula biliar do peixe. Esta história é o melhor exemplo, presente nas Escrituras, de Rafael como professor das artes medicinais. Noutro relato famoso Rafael, munido de um anel, é enviado por Deus para ajudar o Rei Salomão na construção do Templo. O selo do anel, mais conhecido por “Selo de Salomão”, era um pentagrama e tinha o poder de cegar demónios. Para além de ser indispensável para o Ritual do Pentagrama, uma importante invocação Angélica, o selo de Salomão é também um utensílio crucial para outras cerimónias mágicas. O pentagrama é um dos símbolos médicos mais antigos e, na Europa, os farmacêuticos usavam-no como sua divisa até há pouco tempo.

Associações e Simbolismo
Rafael é o regente do elemento Ar e do ponto cardeal Este. Quarta-feira, dia de Mercúrio é o seu dia. O próprio planeta Mercúrio, outrora personificado pelo Deus grego/romano Hermes/Mercúrio, encontra-se ligado a este Arcanjo. O Hermes egípcio, Hermes Trismegistus ou Thot, ensinou à Humanidade artes tão sagradas como a geometria e a alquimia. Concretamente usadas, estas artes “herméticas” servem para aproximar a Humanidade dos Céus. Este era o objetivo dos alquimistas que invocava o Mercúrio (era assim que o nomeavam), pedindo a sua ajuda.
O nome “Rafael” significa “aquele que brilha e cura”, dado que este Arcanjo, tal como Mercúrio, nos ajuda a curarmo-nos a nós próprios e nos ensina o melhor modo de usarmos o conhecimento para atingirmos o Reino dos Céus.
Para além de ter um ótimo sentido de humor, Rafael é ainda um divertido guia e companheiro para a viagem que a nossa vida é. Enquanto nosso companheiro, Rafael é representado com trajes de peregrino. Usa um chapéu traz um caduceu numa mão e um frasco de remédio na outra. Governante do coro de Virtudes, Rafael, possui asas nas suas têmporas, ombros, e como Hermes nos seus tornozelos. As suas cores são as da alvorada: amarelo, laranja e azul pálido.

Raquel
Equipa Chave Mística
www.chavemistica.com

arcanjorafael #chavemistica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.